Rosana Soriano
Rosana Soriano

Nasci em Mérida (na Extremadura espanhola), uma cidade de origem romana, à beira do rio Guadiana e muito perto de Portugal. O mar inspira-me e transmite-me inquietação e sossego.
Adoro aguarela porque na união da água e da cor surge o fascínio: ver o movimento da cor através da água, como se desliza e se funde com outras cores, como se afastam umas das outras, como uma cor domina ao resto, num percurso rápido ou lento, segundo a temperatura, a humidade, a inclinação ou o ritmo da mão que move o pincel.
A minha trajetória é um pouco autodidata e digo "um pouco" porque aprendi com mestres da aguarela, como o já desaparecido artista catalão José Martínez Lozano. Ele fez com que eu descobrisse a liberdade da aguarela: o mestre trabalhava-a com mão firme e delicada ao mesmo tempo e costumava comparar a aguarela a uma mulher sensual.
Aprendi também com outro grande artista, Julio Sanfelices, que me ensinou a dar largas à imaginação, a construir e a desconstruir.
E, no fim, o princípio: a Escola de Priego de Córdoba, onde descobri a aguarela e comecei a voar. Lá, conheci muitos pintores e amigos que partilharam conhecimentos e vivências comigo. Embora corra o risco de parecer mística, lembrar esta época inicial torna-se uma experiência espiritual.
Desde que comecei a dedicar-me à aguarela, há dez anos, tenho investigado, experimentado, trabalhado com diferentes texturas, materiais e instrumentos. Este site mostra o meu percurso artístico e fica aberto a opiniões e comentários. Espero que gostem!

Rosana Soriano
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube